Maquete da Cidade de São Paulo em 1840 – Museu Paulista – USP

A Maquete da Cidade de São Paulo em 1840 se encontra nas dependências do Museu Paulista e seu restauro faz parte da preparação das exposições do Novo Museu do Ipiranga em 2022.

Foi confeccionada em 1922 por Henrique Bakkenist baseado em mapas cartográficos do século 19.

Planta – Maquete antes e depois da restauração

A Huginn Flying foi contratada pela Pauliceia Arquitetura e Restauro para realizar o escaneamento 3D da Maquete e servir de base para a elaboração do mapeamento de danos, um dos requisitos do processo de restauração.

Vista frontal – Oeste/Leste – Maquete antes e depois da restauração

A partir da nuvem (modelo) de pontos foram geradas ortofotos na escala de 1000 pixeis por metro (um pixel por milímetro) que foram usadas no mapeamento de danos.

Vista esquerda – Norte/Sul – Maquete antes e depois da restauração

Por ocasião da conclusão dos serviços de restauro, surgiu a ideia de uma nova sessão de scaneamento 3D (nuvem de pontos), registrando o aspecto final da Maquete. Naturalmente fizemos esse escaneamento pós restauro.

Escaneamento Maquete de São Paulo em 1840 - Museu Paulista
Escaneamento da Maquete (restaurada) de São Paulo em 1840 – Museu Paulista

Durante os trabalhos de escaneamento da Maquete nos perguntávamos quais edificações estavam representadas na Maquete e quais ainda existem. Ficamos em dúvida sobre algumas delas, se eram mesmo as que pensávamos.

Apesar da descrição da obra dizer que não há aferição de escala, imaginávamos o quanto correto estaria essa Maquete, então surgiu a ideia de comparar a nuvem de pontos da Maquete com a nuvem de pontos da Cidade de São Paulo em 2017 (PMSP 2017).

NUVEM_MAPA__01__Maquete__Museu_Paulista
Nuvem (modelo) de pontos da Maquete e posição da câmera no mapa

Selecionei dois pontos aproximadamente nos mesmos locais nas duas nuvens: no topo da torre do Pateo do Collegio e em uma esquina do Mosteiro de São Bento.

Com base nesses pontos, escalei e alinhei a nuvem da Maquete com a da PMSP e o resultado  mostrou estar muito próximo do desenho atual da região. Esse alinhamento permitiu identificar corretamente os locais e, para nós, descobrir algumas edificações existentes até hoje.

Nuvem (modelo) de pontos da Maquete / LiDAR PMSP 2017 e posição do centro da imagem no mapa

No portal da HFLY pode-se ver a nuvem da Maquete, a posição da câmera no mapa atual, também a nuvem da PMSP e até saltar para a visualização 3D do Google Maps como mostrado no filme “Um passeio pela São Paulo de 1840”  abaixo.

Recomendamos ver em tela cheia, qualidade 1080p HD
Use capítulos (Chapters) e salte direto para o trecho desejado.

 

Maquete de São Paulo em 1840 – Novo Museu do Ipiranga

 

arara Conservação e Restauro Ltda

Restauração: Marcelo Sancho e equipe

 

pauliceia ARQUITETURA E RESTAURO

Registros Gráficos e Relatório Final: Mita Ito

 

Laser Scan e Portal de Acesso: Rosário e Roberto

 

PMSP 2017: Aerolevantamento LiDAR da Cidade de São Paulo