A escultura Tarde, um fragmento do Monumento a Olavo Bilac, será restaurada e realocada para uma posição de destaque com maior visibilidade e frequência de público.
0 verso da peça, originalmente conectado ao monumento, estava coberto com paralelepípedos. Sua retirada expôs a existência de elementos espúrios em ferro, acrescidos à peça para dar-lhe estabilidade, estes elementos sofrem corrosão e prejudicam a escultura como um todo.
Como parte da restauração estuda-se a remoção dos elementos ferrosos e substituição dos parafusos de costura por peças de metal compatível com o bronze.
Será necessária a execução de um novo elemento de fechamento posterior, que permita a inclusão de uma tampa para inspeção interna.
Com o objetivo de precisar melhor o desenho das peças que irão complementar a escultura, foi realizado um levantamento em nuvem de pontos pela Huginn Flying que, além das vistas em planta, elevações e fotos 360º, gerou uma malha poligonal (Mesh) da escultura.
Essa malha poligonal foi inserida no programa SketchUp e usada para possibilitar a inserção dessas informações na modelagem do conjunto.
Propõe-se que a escultura seja instalada em nova base situada na primeira faixa da nova arquibancada adjacente ao piso do terraço, de forma a integrar o conjunto visual composto pela arquibancada e pelo terraço e suas balaustradas, tendo ao fundo o Edifício Monumento.
A posição proposta expõe as faces frontais da peça ao sol da tarde (eixo Noroeste) e permite um maior destaque da escultura por meio da luz natural.
Ter a malha poligonal (gerada a partir da nuvem de pontos) no SketchUp permitiu, como esperado, a modelagem mais precisa dos elementos e geração dos desenhos e ilustrações.
Veja um curto vídeo em Nuvem de pontos como preservação histórica.
Local: Jardim Francês – Parque da Independência – São Paulo
Projeto: Hereñú & Ferroni Arquitetos
Nuvem de pontos, mesh e portal: Huginn Flying