Mesmo sistema de coordenadas – REVIT e Nuvem de Pontos

A Huginn Flying apoia seus clientes para obter o melhor no uso da nuvem (modelo) de pontos. Tanto no uso dos nossos visualizadores como também, e principalmente, no uso dos aplicativos do cliente.

Nesse sentido, um detalhe aparentemente simples, porém de alguma dificuldade, é o encaixe correto entre o modelo existente no REVIT e a nuvem de pontos.

O depoimento abaixo, fragmentos de um relatório interno do cliente, ilustra o quanto pode ser fácil trabalhar com a nuvem (modelo) de pontos no REVIT. Veja aqui mais imagens (dos visualizadores da Huginn Flying) desse projeto.

Boa noite Pessoal,

Na semana passada o pessoal da  “Huginn Flying”  esteve na obra do São Cristóvão para fazer o escaneamento do prédio por pontos. Eles mapearam todo o prédio em 2 dias (quarta e quinta-feira) e fizeram a entrega do mapa de quase 12GB na segunda-feira, com as coordenadas amarradas à pontos existentes ao nosso projeto, o que facilitou, e muito, a comparação do projeto que tínhamos, com a situação atual. Como muitos de vocês não possuem Revit, fiz algumas imagens para mostrar como o arquivo funciona.

Arquivo RCS

O Arquivo vem em uma extensão chamada “rcs” que é uma nuvem de pontos. Como o nosso projeto já estava em Revit, e o Roberto da Huginn Flying me solicitou algumas coordenadas, ao ser inserido no Revit, ele já apareceu devidamente alinhado. Em um dos pavimentos do projeto, ficou dessa maneira:

Térreo modelo x nuvem de pontos

À Princípio parece uma imagem, porém ao aproximar o projeto, percebe-se que se trata de milhares de pontos:

Térreo, modelo + nuvem de pontos - detalhe

Esses pontos são detectáveis pelo software, o que permite checar medidas e desenhar com precisão em cima dos limites do ambiente. Abaixo, o mapeamento isolado (sem o nosso projeto):

Térreo, perfis do drywall vistos na nuvem de pontos

Os limites das paredes do projeto são bem visíveis e facilmente detectáveis pelo cursor do Revit. Ele ainda mapeia elementos que estão posicionados no chão, como o perfil dos Drywalls que estavam sendo posicionados no momento do escaneamento, e estes elementos também são detectáveis facilmente através do cursor do Revit, o que permite alinhamento com o projeto e checagem de medidas, se forem necessárias.

Esse mapeamento Detecta 360º do ambiente, e monta uma espécie de “maquete da situação real”, totalmente composta por pontos. Então ele cria uma volumetria da edificação, então não somente medidas de Planta baixa podem ser checadas, ele mapeia todos os lados do ambiente. Abaixo, a Planta de forro:

Forro do térreo - nuvem de pontosAssim como na situação da Planta baixa, na planta de forro todos os pontos elementos são detectáveis e podem ser medidos. Inclusive os dutos de entrada de ar, que já haviam sido instalados:

Forro do térreo - detalha - nuvem de pontos

Dessa maneira, é possível checar a medida do projeto como um todo, inclusive a volumetria. Abaixo a comparação do projeto com o escaneamento:

Modelo REVIT - Frente
Modelo de pontos - frente
Modelo REVIT - Fundos
Modelo de pontos - fundos
Modelo de pontos - fundos - detalhe

E também é possível ver perspectivas internas onde os pontos também são detectáveis (logo, também é possível checar medidas nesta visualização):

Modelo de pontos - 1º andar

Espero que tenham entendido do que se trata o material.

Att,

 

Projeto: L+M
Nuvem de pontos e portal: Huginn Flying